terça-feira, 3 de setembro de 2013

Projeto de Ação - Escola Sustentável - E.E. Oswaldo de Oliveira Lima

Projeto: "AR"

JUNTOS E MISTURADOS NA MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE POR MEIO DA HORTA SUSPENSA.

Fonte: Pagina da Escola Sustentável Oswaldo de Oliveira Lima no YouTube.


O que? É um projeto que pretende a revitalização de um corredor de 60 metros de comprimento por 1m de largura e 3.20cm de altura esse espaço circunda as janelas das salas de aula, é um espaço apertado e esta constantemente sujo porque apesar de constantes campanhas e limpeza não conseguimos mudar o habito dos alunos jogarem papéis lápis e outros objetos ali. No verão, chuvas molham os papéis e poeiras o que acaba gerando um cheiro desagradável.  O muro será pintado de branco e terá nele grafitado as figuras geométricas e símbolos da matemática, no muro também serão afixados pneus devidamente decorados pelos alunos onde será plantada citronela na tentativa de diminuir a incidência de pernilongos. Hortaliças diversas serão plantadas em vasos confeccionados em garrafas pet decoradas pelos alunos os vasos serão pendurados por arames do espiral dos cadernos que estão sendo coletados dos alunos, os vasos com as hortaliças além de enriquecer a merenda também ira manter a água presente para melhorar a qualidade na umidade do ar. Nos vasos também serão colocados pequenos ganchos para pendurar pequenos objetos temáticos feitos por meio da geometria os quais atenderão aos temas como folclore, primavera, carnaval, e etc.
Nas Janelas das 5 salas de aulas da frente da escola, serão colocados vasos de pneus feitos pelos alunos e nesses serão plantados a citronela também com o objetivo da manutenção constante da água e diminuição da incidência de pernilongos.


Para que? Melhoria na qualidade do ar, da merenda, do embelezamento da unidade escolar, um olhar constante e lúdico para a matemática, uma melhor qualidade de vida e de ensino. Que neste espaço os terceiros anos deixem sua marca e os sextos anos construam o seu legado. E ter um espaço “vivo” para pratica da educação ambiental. E com isso termos um aluno mais crítico e participativo na construção de um planeta melhor.

Onde? Nos fundos da unidade escolar (corredor) e nas janelas da frente da unidade escolar (sacada das janelas do andar superior).

Quem? Sextos anos a b c d e f g h i j e k e Terceiros anos a b c d (total de 440 alunos do EF e 130 do EM)


Com quem? Um professor de matemática do Ensino fundamental (sextos anos) e um do Ensino Médio (terceiros anos), 3 professores de Arte (Ensino Fundamental), 2 de geografia (Ensino Fundamental) um de Ciências e um de Biologia, Uma professora de matemática readaptada, 3 coordenadores pedagógicos e 3 Gestores, moradores do bairro (comunidade) e Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração.


Fotos da IV CNIJMA – Etapa ESCOLA
(Realizada dia 22/08/13)

(Alunos nos momentos finais da Conferência para os
encaminhamentos do projeto de ação.)

(Colegiado votando na eleição do delegado da Escola Sustentável)






COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida)


Nenhum comentário:

Postar um comentário